Treinamento muito proveitoso

Semana passada participei de um treinamento para utilização de um material didático para crianças no Ensino Fundamental I e para minha grata surpresa, a palestrante tocou em assuntos que muito me interessavam.

De forma muito sucinta (mas bastante eficaz) , ela discorreu sobre as concepções de alguns teóricos da educação quanto ao aprendizado um idioma. Isso logo remeteu-me à minha pesquisa já que ela tem como foco principal os a alunos da Educação Infantil e Ensino Fundamental I. Veja só:

Segundo Jean Piaget, existem dois momentos significativos de aprendizagem:

1º- Pre-operational thought (2-6 years)

Nessa fase, a criança representa mentalmente os objetos e começa a entender melhor a classificação deles. Por isso, seu aprendizado deve ser “pautado” em fantasia e lógica bem inicial. Ressalta-se, ainda, que nessa fase as crianças tendem a ser egocêntricas e competitivas. (Acho que dá para perceber em sala de aula).

2º- Concrete operational thought (7-12 years)

Segundo o mesmo autor, as crianças nessa faixa etária tendem a desenvolver o raciocínio lógico de forma mais coerente e costumam (em sua maioria) gostar de trabalhos cooperativos. A interação nessa fase da vida facilita e muito o aprendizado.

Daí, ela virou e nos disse: “Vale a pena conferir também o que Lev Vigotsky e Brunner falam a esse respeito.”

>>> Deixou no ar o gostinho de quero mais!

Mais detalhes no site:

http://penta.ufrgs.br/~marcia/piaget.htm

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s