Palestras

No dia 22 de março, tivemos a primeira palestra do curso de pós graduação. A palestrante Profª. Isabel Cristina Rangel Moraes Bezerra (UER-IECP) falou sobre a prática exploratória.
Essa palestra nos revelou que um professor precisa incluir em seu cotidiano a arte da pesquisa. Isso quer dizer que o professor precisa usar as situações que ocorrem naturalente em sala de aula como possíveis questionamentos que movam suas pesquisas.

 

No dia 05/04 tivemos uma palestra com o professor Fabrícia Paiva Mota (IFRR-Roraima). A palestra teve cunho esclarecedor visto que pudemos conhecer os passos que o professor/palestrante realizou durante a sua pesquisa para especialização.
Fomos apresentados à escolha do tema, da orientadora, às leituras, aos resumos, aos ficheiros, às imagens e tudo mais que foi preciso para que a pesquisa tivesse êxito.
Creio que a palestra tenha sido proveitosa a todos. Eu, particularmente, me encantei com a dedicação, a paixão, e acima de tudo, a organização que o palestrante tede com os dados de sua pesquisa.

Posto aqui uma frase dita pelo professor/palestrante e que muito me marcou:

“A coleta e a análise dos dados são o coração de sua pesquisa.”

>>>Acho que meu coração precisa começar a bater em ritmo mais acelerado.

 

No dia 17/04 tivemos uma mini palestra com a professora Renata Guimarães.
O tema foi a reflexão e a transformação da prática pedagógica.

O ponto alto ficou por conta dessa citação:

“O fascinante na pesquisa é a possibilidade de encontrar as nossas inquietações! (Profª. Dr. Ana Paula Marques Bento Canato <UFRJ>) adaptado

Além disso, a professora Renata falou duas coisas que me tocaram profundamente:

“Reflexão (sempre acontece) e trnasformação (pode acontecer ou não).

#Adorei!

Deixe um comentário