Revirando o passado

Tirei o dia hoje para retomar alguns materiais da época de faculdade. Quem diria que toda aquela papelada que eu tirava cópias serviria novamente. Aqui estou eu envolta a tudo isso e com “mil” abas abertas no computador. Achei em meus arquivos um material da disciplina “MCP- Metodologia Cientifica e de Pesquisa’ ministrada no primeiro período de minha graduação pelo professor Márcio Lázaro. Nostalgia à parte, posto aqui alguns trechos que vieram de encontro ao momento que vivo agora!

Pesquisa:

A montagem da pesquisa: Escolha do tema

Existem dois fatores principais que interferem na escolha de um tema para o trabalho de pesquisa:

  1. Fatores internos (afetividade em relação a um tema ou alto grau de interesse pessoal, tempo disponível para a realização do trabalho e da pesquisa e o limite das capacidades do pesquisador e relação ao tema pretendido.
  2. Fatores externos (a significação do tema escolhido; sua novidade; sua oportunidade e seus valores acadêmicos e sociais, o limite de tempo disponível para a conclusão do trabalho e o material de consulta e dados necessários ao pesquisador.

Organização

Abarca a escolha do nível geral do tema a ser tratado e a delimitação do nível específico a ser estudado.

Problema

O problema é a mola propulsora de todo o trabalho de pesquisa. Depois de definido o tema, levanta-se uma questão para ser respondida através de uma hipótese, que será confirmada ou negada através do trabalho de pesquisa.

Hipótese

Hipótese é sinônimo de suposição. Neste sentido, é uma afirmação categórica (uma suposição), que tente responder ao problema levantado no tema escolhido para pesquisa. O trabalho de pesquisa, então, irá confirmar ou negar a hipótese (ou suposição0 levantada.

>>>Os próximos passos publico conforme lendo e caminhando em direção a eles.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s