Resumindo a dissertação da orientadora

>>> O uso da tecnologia integrado à prática pegadógica faz toda a diferença?

>>> A Internet não precisa ficar apenas dentro do ambiente escolar. Ela pode fazer parte da formação autônoma do educando. Se o aprendiz tiver conhecimento de estratégias de aquisoção lexical e for conhecedor das ferramentas tecnológica, poderá continuar o processo de aprendizagem sozinho. (MOREIRA, p. 26)

>>> MOREIRA (op. cit., p. 27) apud Wauschauer (2000) e suas razões para o uso da nternet no ensino de Língua Estrangeira:

a- autenticidade

b- vitalidade

c- letramento

d- interação

e- apoderamento

>>> O uso de materiais autênticos inclui tudo o que estiver escrito ou falado na língua-alvo e que pode ser utilizado no ambiente instrucional. (MOREIRA, op. cit. p. 28)

>>> O uso de textos autênticos expõe o aprendiz a uma série de palavras encontradas em uma grande variedade de contextos, o que permite ao aluno assimilar suas propriedades semânticas e sintáticas mais profundamente. (MOREIRA, op. cit. p. 28)

* O processo de ensino e aprendizado de vocabulário no contexto escolar regular deve ser repensado. (MOREIRA, op. cit. p. 10)

*Webquests são atvidades desenvolvidas por Bernie Dodge, da Universidade de San Diego. São atividades intra e interdisciplinares que demandam tempo e dedicação por parte dos professores e dos alunos. Necessitando, sempre, de uma produção final (vídeo, página da internet ou outra modalidade). (MOREIRA, op. cit. p. 74)

*Envolver o conteúdo com algo relacionado ao cotidiano e a vida do aluno traz um aprendizado mais significativo.

*Souza (2004), ao comentar sobre os impactos do uso do computador na educação, relata que a contribuição dessa ferramenta sobre os impactos do uso do computador na educação. Ele relata que a contribuição dessa ferramenta se deve principalmente à “sua capacidade de apresentar de forma associativa os múltiplos componentes dos sentidos”. (MOREIRA, op. cit. p. 74)

*Princípio da representação múltipla (aprendizado beneficiado pelo uso de dois ou mais modo de informação. Ou seja, quando maior a variedade de apresentação de um item lexical, maiores serão as suas chances de serem processados e transferidos da memória de curto prazo para a memória de longo prazo. (MOREIRA, op. cit. p. 74)

*Elementos multimodais (visuais e sonoros) (MOREIRA, op. cit. p. 75)

*Aumento da motivação do aprendiz e a possibilidade de integração entre o aprendizado de LE e o aprendizado de habilidades computacionais. (MOREIRA, op. cit. p. 75)

*Learning and teachability (Thornbury, 2007) (MOREIRA, op. cit. p. 77)

*Scaffolding- Vygotsky (MOREIRA, op. cit. p. 77)

*Existem palavras que são mais fáceis de aprender e de ensinar, seja pela frequência ou pela concretividade. (MOREIRA, op. cit. p. 77)

*Content words- palavra com alta carga de informação como é o caso de substantivos, adjetivos, verbos e advérbios. (MOREIRA, op. cit. p. 77)

*As content words são aquelas que possibilitam ou não o entendimento de um texto. (MOREIRA, op. cit. p. 77)

*Nation (2011) disse que as condições psicológicas favoráveis afetam positivamente o aprendizado do aluno. (MOREIRA, op. cit. p. 76)

*O aprendizado de línguas deve estar relacionado ao aprendizado de conteúdos. (MOREIRA, op. cit. p. 35 e 78)

*Retrieval (Nation)- creative ou generative use (MOREIRA, op. cit. p. 59)

*Noticing (Nation)- conscientização do aprendizado (MOREIRA, op. cit. p. 59)

É preciso que a aquisição lexical e o uso pedagógico da tecnologia estejam interligados. (MOREIRA, p. 111)

Cada aluno tem seu estilo de aprender, algumas utilizammais a memória visual, enquanto outros tem mais facilidade com a memória auditiva. (MOREIRA, p. 108)

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s