O início de tudo- RIO CRIANÇA GLOBAL

Foi esse projeto que deu o pontapé inicial na minha ideia de pesquia acadêmica e é o que me norteia até agora.

Daddos coletados no site: http://www.rio.rj.gov.br/web/sme/exibeconteudo?article-id=1100300

Rio, Criança Global implanta ensino de Inglês desde o 1° ano na rede municipal

400 novos professores de Inglês foram contratados, por meio de concurso, para atuar no programa

02/09/2010 » Autor: Joana Martins

O prefeito Eduardo Paes e a secretária de Educação, Claudia Costin, deram início à implantação do programa Rio, Criança Global, nesta quinta-feira (dia 2), na Escola Municipal Sérgio Vieira de Mello, no Leblon. O programa, lançado em outubro do ano passado, tem como objetivo introduzir o ensino de inglês nas escolas do município desde o 1° ano do Ensino Fundamental, preparando as novas gerações para serem os anfitriões das Olimpíadas de 2016. De acordo com a secretária de Educação, Claudia Costin, esse projeto vai gerar mais oportunidades para essas crianças.

– Para igualarmos as oportunidades das crianças de uma escola pública com as de uma escola particular, temos que pensar em projetos como este. Sem Inglês, que hoje é a língua universal, as crianças têm menos chances de futuro – afirmou a secretária.

Com o novo projeto, os alunos da rede municipal chegarão em 2016 tendo passado por seis anos de um curso forte em conversação. A partir desse mês, os cerca de 180 mil alunos do 1°, 2° e 3° anos do Ensino Fundamental já começam a ter aulas de Inglês. Para isso, foram contratados, por meio de concurso público, 400 novos professores, que atuarão em 767 escolas.

– Estamos de olho na preparação dessas crianças para que possam participar ativamente das oportunidades abertas com a Olimpíada. Também queremos que estejam preparadas para receber atletas e turistas do mundo inteiro nos jogos olímpicos– declarou a secretária Claudia Costin.

Para o prefeito Eduardo Paes é fundamental oferecer uma educação de qualidade para as crianças.

– Só assim esses meninos conseguirão boas oportunidades. A copa do mundo e as Olimpíadas de 2016 foram apenas grandes desculpas para investirmos em um projeto como este, que é essencial para a vida de nossas crianças – afirmou o prefeito.

Os professores e os coordenadores pedagógicos foram capacitados pela Cultura Inglesa, no mês de julho. O material didático é composto pelo livro do aluno, o livro do professor de Inglês, um livro para o professor PII dessas turmas, que o utilizará em atividades complementares com os alunos, um CD e um DVD.

Além disso, os professores de Inglês ganharão uma caneta inteligente, que deverá ser utilizada junto com o livro do professor. Essa caneta emite um som em Inglês de certos conteúdos do livro e dá dicas metodológicas do conteúdo a ser ensinado.

Em 2011, a Secretaria Municipal de Educação ampliará o programa para as turmas do 4° ano do Ensino Fundamental. Por conta disso, já está prevista a contratação de mais 200 professores de Inglês. Em 2012, os alunos do 5° ano serão incluídos e assim sucessivamente até chegar a 2016. Até a implantação do programa, só os alunos do 6° ao 9° anos tinham aulas de Língua Estrangeira.

Dados do programa em 2010:

– Contratação de 400 novos professores

– Cerca de 180 mil alunos, do 1°, 2° e 3° anos terão aulas de Inglês

– Total de escolas do programa: 767

– Material didático específico, composto por:

Livro do aluno
Livro do professor de Inglês
Livro para o professor PII dessas turmas, que o utilizará em atividades complementares com os alunos.
CD
DVD.
Caneta inteligente do professor

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s